Vídeo: 41 trabalhadores estão presos em túnel na Índia há 10 dias

A estrutura subterrânea cedeu no início do mês, dificultando o resgate dos operários que atuavam no local

Mais de 40 pessoas estão presas desde o ínício do mês em um túnel subterraneo
Foto: Redes sociais
Mais de 40 pessoas estão presas desde o ínício do mês em um túnel subterraneo

O serviço de resgate da  Índia divulgou imagens dos 41 homens presos em um túnel subterrâneo no Himalaia. Os trabalhadores ficaram presos após a estrutura  ceder há cerca de 10 dias. Eles estão recebendo alimentos e oxigênio através de um tubo feito pelos socorristas.

No vídeo, é possível ver os homens usando capacetes e todos de pé em uma espécie de caverna, que mede cerca de 60 metros dentro da montanha. A câmera foi passada pelo tubo em que a alimentação está sendo passada.

Um dos socorristas diz no vídeo: “Não se preocupe, vamos chegar rapidamente”. Através do alto-falante, o mesmo socorrista diz: "Mostre-nos que você está bem. Tire a câmera [do tubo] lentamente. Mostre-nos o rosto de cada um.”

O túnel caiu durante o trabalho no dia 12 de novembro, deixando os 41 trabalhadores presos no local. Na última segunda-feira (20), a equipe de socorristas conseguiram inserir um tubo de 53 metros nos escombros, possibilitando a passagem de alimento, oxigênio e remédios.

Em um comunicado divulgado pelas autoridades estaduais indianas, eles afirmam que "a confiança em manter a vida dos trabalhadores presos em segurança aumentou muito”. “Depois dessa boa notícia, há felicidade e entusiasmo nas frentes de resgate com os trabalhadores e suas famílias e agora há muita esperança para outras opções de resgate", completa o comunicado.

O trabalho de resgate iniciou desde o momento do colapso. A polícia local, a Autoridade de Gestão de Desastres da Índia e o Fundo Estadual de Resposta a Desastres, estão juntos aos socorristas tentando retirar em segurança os trabalhadores. 

Inicialmente, foi colocado em prática um plano de escavação, que acabou sendo ineficiente devido à queda de mais escombros no poço. A segunda ideia foi a criação de um buraco largo feito com uma broca, para que assim fosse inserido um tubo, possibilitando que os homens rastejassem para fora, mas a ideia foi descartada após um deslizamento de terra.

Atualmente, eles utilizam uma broca de alta potência, vinda da capital Nova Delhi, para tentar uma nova perfuração. Entretanto, segundo informações da Reuters, assim que a maquina começou o trabalho de perfuração, houve o som de rachaduras em larga escala, paralisando o trabalho.

As autoridades ainda estudam a melhor forma para retirar os trabalhadores do túnel.