Sergio Massa, atual ministro da Economia da Argentina e candidato às eleições presidenciais, fez uso de inteligência artificial (IA) em sua campanha. A estratégia marca a primeira vez em que a ferramenta é utilizada para fins eleitorais.
Em uma de suas propagandas, Massa expõe posicionamentos de Javier Milei, do La Libertad Avanza, em comparação aos de Margaret Thatcher, ex-primeira-ministra do Reino Unido.
A peça eleitoral mostra imagens da Guerra das Malvinas, um conflito armado entre a Argentina e o Reino Unido ocorrido nas Ilhas Malvinas no início da década de 1980.
O Reino Unido, à época comandado por Thatcher, reivindicava a soberania sobre o arquipélago, mas a Argentina defendia que a região era parte indivisível de seu território.
Mais de 600 soldados argentinos morreram na guerra, que foi marcada como um dos episódios mais dolorosos da história do país. No vídeo, Thatcher aparece dando ordem de ataque às tropas britânicas; em seguida, é possível escutar a voz de Milei saudando o governo de Thatcher e chamando-a de ‘grande líder’.
Durante o debate presidencial do último domingo (12), Massa disse que “um país não pode ser liderado por quem admira seus inimigos”. O recorte de sua fala foi inserido ao final do vídeo.
Massa enfrentará Milei no segundo turno das eleições argentinas no dia 19 de novembro. O candidato mais votado será o próximo líder da Casa Rosada.