O governo do Egito permitiu que a FAB (Força Aérea Brasileira) pouse em Al Arish, cidade egípcia que fica cerca de 53 km da Faixa de Gaza. O governo brasileiro pretende buscar os brasileiros que esperam autorização para sair da zona de guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas.
Os estrangeiros civis que buscam sair de Gaza por causa do conflito estão vivendo ao sul da Faixa, próximo da fronteira de Rafah, que é a única saída.
Porém, nem todos têm permissão para sair de Gaza. Uma lista é feita pelas autoridades do local para determinar quem pode deixar a Faixa e qual a data da liberação. Por enquanto, os 34 brasileiros ainda não receberam permissão.
Com a autorização do Egito para a FAB pousar em Al Arish, o governo Lula acredita que os brasileiros poderão sair de Gaza em breve. A expectativa é que os 34 deixem o local no fim de semana.
O presidente da República autorizou o uso do avião brasileiro para resgatar civis que estão no conflito. A aeronave, um VC-2, modelo Embraer 190, está na cidade do Cairo, capital do Egito.
Ficou decidido que grupos da Embaixada do Brasil no Egito irão nesta quinta até a fronteira de Rafah para se encontrarem com os brasileiros.