A Organização das Nações Unidas (ONU) confirmou a chegada do segundo comboio de ajuda humanitária neste domingo (22) à Faixa de Gaza. Os veículos entraram na Palestina pela passagem de Rafah, na divisa com o Egito, que foi liberada neste fim de semana.
Ao todo, 14 caminhões enviam suprimentos e equipamentos médicos à Gaza. Inicialmente eram esperados 17 veículos no comboio.
A ONU ainda confirmou que não há caminhões-tanque no comboio deste domingo. Nas últimas horas, agências da ONU solicitaram a chegada de combustível à Gaza, mas Israel teria barrado o pedido.
A Unicef, braço infantil da organização, informou que 120 crianças incubadas poderiam morrer caso não houvesse fornecimento de combustível para geradores de energia em hospitais. Desse total, 70 precisam de ventilação mecânica.
Israel admitiu a preocupação de que o combustível seja usado pelo Hamas para alavancar as tensões contra o exército israelense.
“Nenhum combustível está entrando em Gaza. O combustível é realmente crítico agora, precisamos que ele chegue para continuar com as operações de ajuda humanitária”, disse Thomas White, diretor da Agência da ONU para refugiados na Palestina.