Segundo comboio com 17 caminhões de ajuda humanitária é autorizado a entrar na Faixa de Gaza neste domingo (22), segundo a agência Reuters. Ontem (21), 20 veículos atravessaram a cidade de Rafah , próxima à fronteira com o Egito.
Foi autorizada a entrada de 100 caminhões pelas forças israelenses, no entanto, após os 20 primeiros, o corredor foi fechado e aberto novamente só nesta manhã.
A fronteira entre o Egito e Gaza foi alvo de bombardeios e está sendo recuperada por funcionários egípcios. Atualmente, dezenas caminhões aguardam a oportunidade de cruzar a fronteira e levar suprimentos para a população que aguarda ansiosamente essa assistência.
Israel havia proibido a entrada de mantimentos, água e energia em Gaza . Porém, com um apelo das autoridades internacionais e após a visita de Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, a Tel Aviv, a entrada de recursos básicos foi autorizada pelo primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu.
O confronto entre Israel e Hamas, iniciado em 7 de outubro, já deixou mais de 6 mil mortos, segundo o último balanço do Ministério da Saúde de Gaza . O número de palestinos mortos é de 4.651 e 13,5 mil feridos só na Faixa de Gaza. Entre os israelenses, são 1.402 mortos e 4 mil feridos. Na Cisjordânia, há também 69 vítimas e outros 1.250 feridos.