Primeiro avião dos EUA com armamentos para Israel chega ao país

Não se sabe que tipo de armas o cargueiro pesado trouxe

Foto: Divulgação
O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, participou do momento da entrega

O governo norte-americano já reforçou o seu apoio a Israel no conflito com o grupo Hamas. Ontem, pousou o primeiro avião cargueiro dos EUA transportando armas para os israelenses. O pouso aconteceu na base aérea de Nevatim, no Sul de Israel.

Ainda não se sabe os tipos de armamentos que foram transportados pelo avião, mas podemos supor que a carga é pesada. A Força Aérea dos EUA usou um cargueiro Boeing C-17 Globemaster III, aeronave capaz de levar até 77 toneladas de carga. 

Foto: Divulgação
Um pesado C-17 Globemaster III é capaz de carregar mais de 70 toneladas de carga

O próprio secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, veio no voo e entregou pessoalmente os armamentos. Após desembarcar, ele foi acompanhado pelo Diretor Geral do Ministério da Defesa de Israel, general Eyal Zamir, e também de um dos líderes das Forças de Defesa de Israel e vice-chefe do Estado-Maior, general Amir Baram. Veja as imagens publicadas no X, antigo twitter.


É o primeiro voo do tipo desde o início da guerra entre Israel e Hamas. Os Estados Unidos são parceiros de longa data do país do Oriente Médio, um dos seus maiores compradores de armas e de compartilhamento de tecnologias militares .

Vale lembrar que o apoio militar dos Estados Unidos ficou claro logo no início do conflito, enviando o porta-aviões USS Gerald Ford, o maior navio de guerra do mundo, para uma região do Mar Mediterrâneo próxima ao conflito. Além disso, a embarcação está levando armas para o país do Oriente Médio. Os norte-americanos também estão deslocando o USS Dwight D. Eisenhower, outro porta-aviões, mas ainda não decidiram se ele vai ficar na região mais próxima.

Foto: Divulgação
USS Gerald Ford é o porta-aviões enviado em auxílio a Israel

O Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, chegou à cidade de Tel Aviv, em Israel,  para demonstrar apoio do país aos israelenses, após o ataque surpresa do grupo Hamas no último sábado (7). Um dos seus compromissos foi o encontro com o  primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, o presidente do país, Isaac Herzog, entre outros.

Por outro lado, o presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou também que o seu país está trabalhando com Israel, Egito, Jordânia e ONU no auxílio humanitário .