De acordo com informações do Itamaraty, até o momento há um brasileiro ferido e outros dois desaparecidos em Israel após o ataque do Hamas que levou à declaração de guerra.
Eles estavam em uma rave no sul do país, quando o local foi alvo de bombardeio e ataques neste sábado (7). O homem que se feriu já está recebendo tratamento em um hospital israelense, mas as autoridades ainda estão tentando estabelecer contato com os outros dois.
Um dos desaparecidos é Ranani Glazer, de 24 anos. Amigos dele relatam que o jovem se escondeu num abrigo, mas o local teria sido invadido e desde então os familiares não receberam mais notícias dele.
O rapaz é gaúcho e trabalha como soldado das Forças de Defesa de Israel. Desesperados, amigos e familiares de Ranani estão postando fotos dele e telefones para contato na tentativa de encontrar o rapaz.
Após o conflito, o presidente Lula declarou que "O Brasil não poupará esforços para evitar a escalada do conflito, inclusive no exercício da Presidência do Conselho de Segurança da ONU".
Guerra
O conflito entre Israel e o Hamas já matou ao menos 432 pessoas, sendo 200 em Israel e 232 na Faixa de Gaza — essas últimas tendo sido mortas na retaliação israelense - e deixou milhares de feridos neste sábado (7).
O Hamas, movimento islamista palestino, bombardeou Israel neste sábado (7), com mais de cinco mil foguetes, no que chamou de operação “Dilúvio de Al-Aqsa”.
Após a ofensiva, o primeiro ministro israelense Benjamin Netanyahu ordenou uma contra ofensiva e declarou guerra ao grupo.