Quais países têm armas nucleares? Veja lista

Armas nucleares

Em todo o mundo, 9 países têm armas nucleares, de acordo com o relatório anual do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (Sipri, na sigla em inglês), com dados referentes a janeiro deste ano. Essas 9 nações têm, juntas, 12.512 armas nucleares, contabilizando tanto o arsenal ativo quanto o aposentado.

Wikimedia Commons

Mais armas podem ser usadas

Entre o relatório de 2022 e o de 2023, o número total de armas existentes no mundo diminuiu de 12.705 para 12.512. Essa queda se refere a ogivas que estavam aposentadas e foram destruídas. Apesar dessa queda, cresceu de 9440 para 9576 o número de armas nucleares que podem ser utilizadas. A seguir, conheça o arsenal de cada país que possui armamentos deste tipo.

Wikimedia Commons

1. Rússia

Segundo o Sipri, a Rússia é o país com maior número de armas nucleares no mundo: 5.889. Deste montante, 1.674 estão colocadas em mísseis ou localizadas em bases com forças operacionais, ou seja, podem ser lançadas com certa facilidade. A maior parte das armas (2.815) está armazenada, exigindo uma operação para serem utilizadas, enquanto 1.400 ogivas estão aposentadas.

Unsplash

2. Estados Unidos

Em segundo lugar, aparecem os Estados Unidos, com um total de 5.244 armas nucleares. Destas, 1.770 estão implantadas, sendo 100 bombas não estratégicas implantadas em bases de cinco estados membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Bélgica, Alemanha, Itália, Países Baixos e Turquia). Além disso, os EUA têm 1.938 armamentos nucleares armazenados e 1.536 aposentados.

Kevin Lanceplaine/Unsplash

3. China

Em terceiro lugar, a China tem 410 armas nucleares armazenadas. Segundo o Sipri, o número de ogivas posicionadas é nulo ou insignificante.

B Mat an gelo/Unsplash

4. França

Em quarto lugar no ranking, a França contabiliza 280 armas nucleares implantadas e 10 armazenadas, totalizando 290 ogivas.

Axel Bertrand/Unsplash

5. Reino Unido

O Reino Unido aparece em quinto lugar na lista, com 225 armas nucleares, sendo 120 implantadas e 105 armazenadas.

Tommy van Kessel/Unsplash

6. Paquistão

Em sexto lugar, o Paquistão tem 170 armas nucleares armazenadas. Assim como no caso da China, o número de ogivas posicionadas é nulo ou insignificante.

Hamid Roshaan/Unsplash

7. Índia

Em sétimo lugar, a Índia também não tem armas nucleares posicionadas. No total, o país tem 164 ogivas armazenadas.

Mitul Gajera/Unsplash

8. Israel

Israel, que aparece em oitavo lugar, também não registra armas nucleares posicionadas. Ao todo, são 90 projéteis armazenados pelo país, que é o único dos nove a nunca ter realizado oficialmente um teste nuclear.

Oleg Vakhromov/Unsplash

9. Coreia do Norte

O levantamento aponta que a Coreia do Norte tem 30 armas nucleares armazenadas, mas o Sipri alerta que os números relacionados ao país “apresentam uma incerteza significativa”.

Micha Brändli/Unsplash

Tratado sobre a Proibição das Armas Nucleares (TPAN)

O TPAN é o primeiro acordo internacional legalmente vinculante a proibir exaustivamente as armas nucleares, com o objetivo de levar à sua eliminação total. De acordo com a Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares (Ican, na sigla em inglês), entidade vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2017, 32 países não concordam com o TPAN, ou seja, são considerados países que endossam a adoção de armas nucleares.

Wikimedia Commons

E o Brasil?

O Brasil assinou o TPAN ainda em 2017, mas ainda não ratificou o acordo, ou seja, não é considerado um membro pleno do instrumento - apesar de não estar na lista das nações que apoiam as armas nucleares. Em 2018, o tratado foi submetido à análise do Congresso Nacional, mas sua ratificação não avançou.

Antônio Cruz/ Agência Brasil - 22/05/2023

Fique por dentro das notícias do Brasil e do mundo e acompanhe mais conteúdos do iG Último Segundo!

ig

Veja mais Top Stories