Os 5 terremotos mais fortes da história

Terremoto mais forte do século

Na noite de sexta-feira (8), o Marrocos foi atingido pelo terremoto mais forte que já acometeu o país em mais de 100 anos. O terremoto de magnitude 6,8 deixou cerca de 2,4 mil vítimas. Em 1960, um terremoto de magnitude 5,8 provocou a morte de 12 mil pessoas na região de Agadir, o que desencadeou uma mudança nas regras de construção no país

Reprodução/Instagram

Escala Richter

A Escala Richter é uma ferramenta de medição da magnitude de um terremoto. Por meio de medições realizadas em sismógrafos, são gerados dados absolutos sobre a liberação de energia durante um evento sísmico.

Divulgação

5 - Kamchatka, Rússia

Um terremoto seguido por um tsunami atingiu a península de Kamchatka em 1952. Nenhuma vítima foi registrada, mas o tsunami de magnitude 9 se estendeu até o Havaí, nos Estados Unidos, onde causou a destruição de casas e estradas.

Divulgação

4 - Honshu, Japão

Em março de 2011, um terremoto de magnitude 9,1 resultou em um tsunami que atingiu a costa de Honshu, a ilha mais populosa do Japão. Mais de 130 mil pessoas perderam seus lares e cerca de 15,7 mil morreram. As ondas atingiram 38 metros de altura.

Reprodução/Facebook

3 - Sumatra, Indonésia

Na madrugada de 26 de dezembro de 2004, um terremoto atingiu a costa da ilha de Sumatra, na Indonésia. O terremoto de magnitude 9,1 foi seguido por tsunami que atingiu 14 países do Sul da Ásia e do leste africano. Aproximadamente 1,7 milhão ficaram sem casa.

Reprodução/redes sociais

2 - Alasca, Estados Unidos

O tremor de magnitude 9,2 provocou a morte de 131 pessoas no dia 28 de março de 1964, no Alasca. O terremoto foi seguido por tsunami.

Divulgação

1 - Chile

Em 22 de maio de 1960, o Chile foi atingido pelo maior terremoto já registrado. Com magnitude 9,5, o terremoto vitimou cerca de 1,6 mil pessoas e deixou 2 milhões desabrigados.

Divulgação

O mais fatal

O terremoto no Haiti, em 2010, foi o mais mortal. Cerca de 230 mil pessoas morreram na tragédia e 1,5 milhão ficaram desabrigados.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Veja mais Top Stories