O Conselho de Segurnaça da ONU tratou, nesta sexta-feira (21), das consequências que os ataques da Rússia aos portos das Ucrânia podem ter para o mundo. Um dos principais pontos discutidos foi a segurança alimentar global.
De acordo com Rosemary DiCarlo, subsecretária-geral para Assuntos Políticos das Nações Unidas, as recentes ofensivas russas em cidades como Odessa e Mykolaiv tratam-se de um "golpe" ao sistema de suprimento de grãos no âmbito global.
“Agora testemunhamos mais um golpe na segurança alimentar global, quando a Rússia pelo quarto dia consecutivo atingiu os portos ucranianos do Mar Negro em Odesa, Chornomorsk e Mykolaiv com mísseis e drones, destruindo infraestrutura portuária crítica, instalações e suprimentos de grãos”, afirmou.
“A nova onda de ataques aos portos ucranianos corre o risco de ter impactos de longo alcance na segurança alimentar global, em particular nos países em desenvolvimento”, complementou.
DiCarlo ressaltou ainda que a ONU condena "veementemente" os referidos ataques e instou que a Rússia interrompa-os imediatamente, visto que tanto os bombardeios como a saída de Moscou da Iniciativa do Mar Negro agravará ainda mais a crise na região.