Conheça as armas usadas pela Ucrânia em contraofensiva

Entre os equipamentos enviados por aliados ocidentais estão trajes de proteção, armas e até mesmo veículos blindados

Aliados ocidentais

Armas cada vez mais sofisticadas enviadas por aliados ocidentais têm deixado a Ucrânia com certa vantagem em relação aos russos na guerra. Conheça alguns dos armamentos fornecidos pelos Estados Unidos para uma contraofensiva, segundo o jornal Washington Post.

Presidencia Ucrania - 26.06.2023

Treinamento

Para além de fornecer armas em si, as preparações para a contraofensiva por meses também envolveram completar o treinamento necessário para que soldados ucranianos conseguissem operar sistemas antes desconhecidos. Cerca de 200 soldados ucranianos começaram um programa de treinamento de 12 semanas na Alemanha no começo de junho e devem estar prontos para combate do início de setembro.

OTAN - 12.04.2023

Blindados

Veículos se mostram essenciais para o combate. Os EUA enviaram 90 blindados Stryker para transporte de soldados e mais de 100 tanques Bradley para a estratégia de armas combinadas. Os dois equipamentos geralmente são mais velozes, avançados e fornecem mais proteção do que os que os ucranianos operavam antes. Ao mesmo tempo, exigem mais técnicas para serem mantidos no campo de batalha.

OTAN - 12.04.2023

Strykers

Os Strykers são veículos de combate canadense e utilizados pelas forças armadas dos Estados Unidos. Eles foram pensados para inserir infantaria durante combates de forma rápida.

Public Domain - 04/08/2017

Bradleys

Já os Bradleys, conseguem enfrentar outros veículos blindados com seus canhões. Dentro deles, no entanto, há menos espaço para soldados.

Mrkoww - 24.04.2012

Abrams

Além desses dois, Washington também prometeu enviar 31 tanques Abrams, que têm blindagem mais forte e sistemas mais avançados que os veículos ucranianos.

mark6mauno / Wikimedia Commons - 16.05.2015

Combate próximo

Para combate próximo, os EUA forneceram armas com alcance de até 4,8 quilômetros para as operações, incluindo quatro mil mísseis TOW, que podem ser lançados de tripés pesados, permitindo que os soldados disparem e se escondam rapidamente. A Ucrânia também recebeu peças de artilharia de 105 milímetros, que são fáceis de transportar. Além dessas, outras armas foram fornecidas, incluindo um trio de sistemas anti-blindados: Javelins, AT4s e lançadores sem recuo Carl Gustaf.

OTAN - 12.04.2023

Outros itens

Veículos resistentes a bombas, trajes de proteção e explosivos também foram enviados. Caminhões de combustível para ajudar a abastecer a gasolina e caminhões de transporte de veículos fazem parte da remessa.

OTAN - 12.04.2023

Longo alcance

Segundo Mark Cancian, conselheiro sênior do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, artilharia de longo alcance tem papel importante em contraofensivas. Embora os veículos HIMARS fornecidos pelos EUA consigam disparar foguetes a até 80,5 km de distância, o país se nega a enviar mísseis de alcance de 320 km, apesar dos pedidos de Kiev.

OTAN - 12.04.2023

Veja mais Top Stories