Veja quais são as acusações federais contra Trump

O ex-presidente dos Estados Unidos se apresenta hoje (13) ao tribunal, para explicar as retiradas de documentos sigilosos. Mas Donald Trump segue sendo indiciado por outros casos. Confira quais são as acusações imputadas ao empresário.

Obstrução da Justiça

O bilionário é acusado de suborno antes das eleições, em três casos que carretaram na obstrução da Justiça norte-americana. Os casos de obstrução englobam tudo o que possa dificultar a administração judicial, como a destruição de evidências, suborno de testemunhas, ameaças ou fornecimento de informações falsas.

Flickr

Posse intencional de informações de defesa nacional

Trump está sendo acusado de ferir a Lei de Registros Presidenciais do país, que se aplica quando informações relevantes da segurança nacional são ocultadas. Em uma busca feita pelo FBI em 2022, foram encontradas na residência de Trump, na Flórida, cerca de 15 caixas com documentos confidencias, que foram levados de forma indevida. Os documentos incluem informações de programas nucleares e dados de vulnerabilidade da segurança do país.

Departamento de Justiça dos EUA

Retenção de documentos oficiais por longo período

Trump está sendo acusado de violar a condição que determina o manuseio e preservação de documentos oficiais dos Estados Unidos. Segundo a norma, eles devem ser preservados por um período determinado seguindo com as obrigações legais, regulatórias ou administrativas. Além disso, é analisado o manuseio de documentos indevidamente e a remoção dos arquivos confidenciais.

Departamento de Justiça dos EUA

Ocultação de documentos durante investigação federal

O ex-presidente está sendo acusado de ocultar os documentos das investigações que estão sendo feitas em âmbito federal. Segundo a lei norte-americana, é crime o ato de ocultar, suprimir ou destruir de forma intencional documentos que sejam relevantes para a investigação promovida por uma agência federal.

Reprodução Documentário 'Unprecedented'

Ocultação corrupta de registros

A acusação se refere ao ato de ocultar, suprimir ou destruir de forma ilegal os documentos que podem conter informações comprometedoras. O ex-presidente norte-americano está sendo acusado de utilizar de tal método para proteger os interesses pessoais.

Reprodução/Instagram @realdonaldtrump

Ocultação premeditada

Trump está sendo acusado de planejar, organizar ou conspirar para que a ocultação dos documentos ocorressem de forma intencional. Dessa forma, as informações relevantes em um contexto legal são escondidas pelo acusado.

O Antagonista

Falsas declarações

A acusação é referente a falas do ex-presidente, em que faz afirmações enganosas, visando lesar a população. Em poucas palavras, caso seja aprovada a acusação, Trump será julgado por mentir.

Reprodução/NBC News

Julgamento

Trump deixou o julgamento nesta tarde, dizendo ser inocente de todas as acusações. Caso ele seja considerado culpado, poderá ser punido com até 20 anos de prisão. Especialistas levantam que a pena de Trump não deverá ser tão severa pelas proteções que ele possui por ter cometido os crime enquanto era presidente.

Official White House Photo by Shealah Craighead - 12.01.2021

Gostou?

Fique ligado no iG Último Segundo para ficar por dentro de tudo!

ig

Veja mais Top Stories