Londres: onda de frio e neve provoca tumulto em aeroportos e acidentes

Temperatura atingiu -10º C em algumas regiões do Reino Unido; situação é mais crítica no sul da Inglaterra, onde fica a capital britânica, e no norte da Escócia

Aeroporto de Gatwick, no sul de Londres, ficou tumultuado após o fechamento temporário das pistas
Foto: Reprodução: Twitter / @fl360aero
Aeroporto de Gatwick, no sul de Londres, ficou tumultuado após o fechamento temporário das pistas

Uma forte onda de frio e neve que atinge o Reino Unido provocou o cancelamento de dezenas de voos e acidentes de carro na região de Londres . Nos últimos dias, a temperatura em algumas regiões do país atingiu -10º C, com ocorrência de nevascas e geadas.

A situação é mais crítica no norte da Escócia e no sul da Inglaterra, onde fica Londres. Segundo a BBC, no domingo (11), mais de 50 voos foram cancelados no aeroporto de Heathrow, o maior da capital britânica, devido à neblina.

No norte da cidade, o aeroporto Stansted também fechou as pistas em razão do grande volume de neve que caiu no asfalto. Voos sofreram atrasos e cancelamentos. Na manhã desta segunda-feira (12), o aeroporto comunicou que as pistas já estão "abertas e totalmente operacionais", embora muitos voos programados para hoje cedo terem permanecido cancelados. No sul, as pistas do aeroporto de Gatwick também ficaram fechadas durante a noite, interrompendo todos os voos programados.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram pessoas sentadas no chão de aeroportos e passageiros no avião esperando a liberação das pistas. Vídeos mostram também carros e até um ônibus derrapando nas ruas congeladas de Londres.

Na manhã desta segunda, o tráfego ainda estava carregado nas principais estradas inglesas, com longos engarrafamentos. Na noite de domingo, motoristas surpreendidos pela nevasca ficaram presos em seus veículos por horas. Em Sussex, a polícia orientou que as pessoas fizessem viagens "apenas em caso de necessidade".

Passageiros do sistema ferroviário também enfrentavam atrasos e cancelamentos na manhã desta segunda, com algumas linhas do metrô de Londres interrompidas. A companhia Southeastern aconselhou os clientes a não viajarem na manhã de hoje. Diversas linhas devem permanecer suspensas durante todo o dia.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG .