Câmera de um dos painéis da cápsula Orion da Artemis I flagra a Terra e a Lua no mesmo plano
NASA JOHNSON/DIVULGAÇÃO
Câmera de um dos painéis da cápsula Orion da Artemis I flagra a Terra e a Lua no mesmo plano

Neste domingo (11), a missão Artemis I da Nasa deve amerissar (pousar nas águas do Oceano Pacífico) a cápsula Orion. Este é um dos primeiros passos do programa da Nasa que pretende levar seres humanos à Lua . A capsúla será recuperada por funcionários da agência espacial e da Marinha dos Estados Unidos .

Um megafoguete lançou a Orion no último dia 16 de novembro.

Desta vez, a primera fase do programa de retorno ao nosso satélite natural foi completamente sem tripulação (somente alguns manequins estavam na cabine), no entanto, a agência espacial planeja pousar a primeira mulher e a primeira pessoa negra na Lua em meados de 2025.

Com o retorno da cápsula à terra, a Nasa irá avaliar as condições físicas e dados computacionais relacionados à trajetória da missão. Com estas informações será possível verifivar se há possibilidade de mandar seres humanos para o espaço nesta mesma cápsula.

Apesar de recente, a agência já pretendde ingressar em uma próxima missão em meados de 2024. a Artemis II terá semelhança a Artemis I, no entanto, esta levará uma tripulação humana.

Já o projeto Artemis III, será uma missão - a primeira tripulada -  que pousará na Lua desde 1972. A intenção da agência é fazer história ao pousar nessa fase a primeira mulher e a primeira pessoa não-branca na superfície lunar.

No entanto, tudo dependerá dos dados obtidos pela Nasa através da Artemis I.

Segundo a agência, um dos principais objetivos durante essa primeira viagem é medir fatores como a vibração dentro da Orion, a aceleração e a radiação.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!