Vencedores do prêmio Nobel da Paz criticam invasão russa na Ucrânia (10.12.2022)
Reprodução Prêmio Nobel
Vencedores do prêmio Nobel da Paz criticam invasão russa na Ucrânia (10.12.2022)

Os  vencedores do Prêmio Nobel da Paz de 2022 receberam a honraria neste sábado (10) em cerimônia realizada em Oslo , na Noruega. No discurso, eles criticaram a invasão da Rússia e seus aliados e defenderam o trabalho da sociedade civil na luta por direitos humanos.   

O ativista bielorrusso de direitos humanos Ales Byalyatski e a organização russa de direitos humanos Memorial e o Centro para as Liberdades Civis da Ucrânia estão entre os vencedores. 

Segundo o Comitê do Nobel, os esforços "extraordinários" dos vencedores para documentar crimes de guerra, abusos de direitos humanos e abusos de poder foram cruciais na escolha. O ganhadores dividiram prêmio no valor equivalente a cerca de R$ 10 milhões.

Um dos vencedores, Ales Byalyatsky, está preso na Belarus e por isso foi representado por sua esposa, Natalya Pinchuk. Já os presidentes das duas organizações vencedoras, Jan Rachinsky da Memorial e Oleksandra Matwijtschu do Centro de Liberdades Civis, compareceram à premiação.

"Ales [Byalyatski] e todos nós sabemos a importância e o risco de cumprir a missão dos defensores dos direitos humanos, especialmente, no momento trágico da agressão da Rússia à Ucrânia", disse Pinchuk.

Ela lembrou algumas falas do marido preso político. "Toda Belarus está em uma prisão". 

Já Matviychuk acusou a Rússia de atacar civis e disse ser contra negociações com a Rússia. "Temos que estabelecer um tribunal internacional e levar Putin, Lukashenko e outros criminosos de guerra à justiça", garantiu Matviychuk.

Rachinski da ONG Memorial comentou sobre o trabalho de documentação da repressão em território russo. "Hoje em dia, o número de presos políticos na Rússia é superior ao total de toda a União Soviética no começo do período da perestroika, na década de 1980", afirmou.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!