Após viralizar em um vídeo da nova Primeira-Ministra ainda adolescente chamando monarquia de 'desgraça', outro vídeo da época em que ainda fazia parte do Partido Liberal resurge na internet.
Liz Truss sobe no palanque e discursa contra a aprovação de um Emenda Constitucional para garantir o direito à Liberdade de Expressão (First Amendment), aprovada em 1998 no Reino Unido.
Porém, Truss direciona o discurso a fazer duras críticas à monarquia. "Nós não acreditamos que pessoas nascem para imperar. Ou que eles devem aceitar e ficar calados em decisões que afetam seu cotidiano. Você conferência acredita nisso? Acredita?".
Em outro momento, a atual primeira-ministra diz que encontrou com pessoas entre 50, 60 anos de idade e perguntou a eles 'a opinão sobre a Monarquia'.
"Sabe o que eles responderam? Eles disseram. Abolição neles! Já tivemos o bastante", continua o discurso.
"Depois encontramos com outros grupos de pessoas e todos eles nos disseram, vamos abolir a monarquia", relatou.
E na conclusão, Truss acrescenta... "De fato, conferência, nós não encontramos nenhum grupo em pró da Monarquia do lado de fora do pavilhão real. Quanta irônia!?"
Liz Truss mudou sua posição em 1996 e se filiou então ao Partido Conservador e desde então não compartilha da mesma opinião apresentada nos vídeos.
Veja outro vídeo onde Liz Truss critica a monarquia
‘Sou contra a ideia de que pessoas possam nascer para governar’, disse Liz Truss, aos 19 anos, em 1994. Vídeo:
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.