O território separatista pró-Rússia de Donetsk, no Leste da Ucrânia, afirmou, nesta quarta-feira, que foi reconhecido como um Estado pela Coreia do Norte, embora nenhum anúncio oficial tenha sido feito.
Esse reconhecimento seria o terceiro, depois da Síria, no final de junho, e da Rússia, dias antes do início de sua ofensiva contra a Ucrânia, no final de fevereiro deste ano.
A representação diplomática da República Popular de Donetsk em Moscou divulgou no aplicativo de mensagens Telegram uma foto de sua representante, Olga Makeieva, no momento em que recebia o que apresentou como uma carta de reconhecimento das mãos do embaixador norte-coreano, Sin Hong Chol.
Pouco antes, o líder do território separatista de Donetsk, Denis Pushilin, havia anunciado o reconhecimento pelas autoridades norte-coreanas. "O status internacional da República Popular de Donetsk continua se reforçando", disse. "É uma nova vitória da nossa diplomacia", afirmou à AFP.
O outro território separatista pró-Rússia no Leste da Ucrânia, o de Luhansk, não fez qualquer anúncio nesse sentido.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.