O Partido Conservador do Reino Unido anunciou nesta segunda-feira (11) que o nome do novo primeiro-ministro britânico será divulgado no próximo dia 5 de setembro.
As datas do processo eleitoral após a renúncia de Boris Johnson, culminado por uma série de escândalos, foram definidas pelo Comitê de 1922, um órgão eleito dentro do grupo parlamentar conservador.
Johnson, porém, só deixará o cargo de premiê quando seu substituto for escolhido.
De acordo com o deputado Graham Brady, reeleito presidente da Comissão, as candidaturas devem ser apresentadas amanhã e todos precisam ter o apoio de ao menos outros 20 deputados para participar da disputa.
Brady falou de um processo "razoavelmente rápido", indicando que as rodadas iniciais serão realizadas entre 13 e 21 de julho.
Neste período, os deputados do Partido Conservador votam em seus candidatos. Os menos votados e possíveis desistentes são eliminados até restarem apenas dois concorrentes.
O Parlamento do Reino Unido ficará em recesso de 21 de julho a setembro, período em que a votação continuará pelos correios entre os dois concorrentes finais. O anúncio do vencedor será feito no dia 5 de setembro.
Nesta data, Johnson apresentará a sua renúncia ao cargo de primeiro-ministro para a rainha Elizabeth II.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.