Tempestade de Neve na Cordilheira dos Andes - 10.07.2022
Reprodução: 10.07.2022
Tempestade de Neve na Cordilheira dos Andes - 10.07.2022

Mais de 300 carros estão retidos na Passagem Internacional do Cristo Redentor, situada na fronteira entre Argentina e Chile, devido a uma tempestade de neve. A via terrestre entre os dois países fica a 3,2 mil metros de altitude, na Cordilheira dos Andes.

O posto fronteiriço foi fechado por volta das 14h deste sábado, quando a temperatura no local estava abaixo de -10ºC. Entre os veículos retidos há caminhões, carros particulares e ônibus de turismo.

De acordo com o jornal argentino "La Nación", alguns carros encalharam na neve e o trabalho das equipes de ajuda ficaram prejudicados devido à intensidade da tempestade.

"Isso produz um acúmulo de veículos de todos os tipos: transporte de carga, turismo internacional e doméstico e veículos de passageiros. E em situação de tempestade com vento branco, gera deficiências no trabalho das rodovias porque o número de veículos não foi previsto. Enquanto o trânsito está parado, a nevasca avança", disse o coordenador do posto fronteiriço, Eduardo Yaya, ao "La Nación".

As autoridades locais estão preocupadas com o tempo de espera e com o fato de ter bebês dentro dos carros retidos.

"Quando você está em um veículo, com o vento branco que está no local, a sensação térmica ultrapassa os 15 graus abaixo de zero. Eles estão em situações realmente complicadas.", acrescentou Yaya. 

Yaya disse que, ao todo, havia cerca de 400 pessoas retidas dentro dos veículos. Desse total, 117 foram resgatadas durante a noite.

Na manhã deste domingo as equipes da Patrulha de Resgate de Alta Montanha inspecionaram mais de 100 carros e continuam a trabalhar para desobstruir as estradas.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!