Na manhã desta sexta-feira (8), o ex-primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, de 67 anos, foi vítima de um atentado na cidade de Nara , no oeste do país. Shinzo morreu após um ataque a tiros enquanto fazia um discurso. Um suspeito foi preso e uma espingarda apreendida.
Vídeos que mostram o momento do atentado foram compartilhados nas redes sociais. Nas imagens, o ex-premiê aparece discursando e, em determinado momento, é possível ouvir o som dos tiros, até que Abe é atingido. Veja:
Second video shows the attempted assassination of former Japanese Prime Minister Shinzo Abe
— BNO News (@BNONews) July 8, 2022
NOTE: Video not graphic, but viewer discretion is advised pic.twitter.com/BZNGHP78ds
O ex-premiê foi baleado duas vezes, chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Após os disparos, o público que estava no local correu na direção de Abe para tentar ajudá-lo:
WATCH: Bystanders rush to help former Japanese Prime Minister Shinzo Abe after he is shot pic.twitter.com/vgk7fn323p
— BNO News (@BNONews) July 8, 2022
Nos registros, também é possível ver um grupo de policiais equipados indo até o local depois do ataque.
“安倍元首相銃撃”
— NHKニュース (@nhk_news) July 8, 2022
殺人未遂の疑いで逮捕された容疑者の奈良市の自宅では、午後5時10分すぎ、爆発物処理にあたる警察官10人ほどが防弾チョッキやヘルメットや盾などの重装備で建物の中に入っていきました。 https://t.co/cPJHsCMriX #nhk_video pic.twitter.com/Rsndt9VQOp
O suspeito ao atentado, identificado como Tetsuya Yamagami, de 41 anos, é morador de Nara e, de acordo com apuração inicial, usou uma arma artesanal. Ele foi detido em seguida pelos policiais e está sendo investigado por tentativa de homicídio, segundo a emissora pública NHK .
安倍元総理大臣が演説中に銃撃されました。心肺停止の状態で、警察は41歳の男の容疑者を殺人未遂の疑いで逮捕、詳しい状況を調べています。事件は、大勢が演説を聞いている中、起きました。
— ニュースウオッチ9 (@nhk_nw9) July 8, 2022
🔽このあとNHK総合とNHKプラスで https://t.co/RTnTR4PXaz #ニュースウオッチ9 pic.twitter.com/032vz70pk0
Uma gravação feita por um repórter pouco antes de os tiros serem disparados mostra uma pessoa suspeita esperando o início do discurso de Abe, segundo a NHK .
安倍元首相 銃撃
— NHKニュース (@nhk_news) July 8, 2022
事件の直前にNHKの記者が撮影した映像には、容疑者とみられる人物が、演説が始まるのを待っているようすが写っていました。 https://t.co/Jli9oQDP43 #nhk_video pic.twitter.com/XOKQsyy3Fe
Ainda não se sabe se os dois tiros o atingiram ou se uma das balas o atingiu no pescoço e se deslocou dentro de seu corpo.
Um dos líderes do partido de Abe, em entrevista à mídia local, disse que a situação do político era "preocupante" e que ele recebeu uma transfusão de sangue. Logo depois, a morte no hospital foi confirmada pela NHK .
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.