O presidente Volodymyr Zelensky anunciou nesta sexta-feira (17) que a Ucrânia vai passar a exigir visto de cidadãos russos a partir de 1º de julho.
A medida chega cerca de quatro meses depois do início da invasão promovida por Moscou e vai encerrar o regime de acesso livre para russos iniciado com a independência da Ucrânia, em 1991.
"A Ucrânia vai introduzir um regime de vistos para cidadãos da Federação Russa", declarou Zelensky em seu canal no Telegram, acrescentando que o requisito entra em vigor em 1º de julho.
Já o chefe de gabinete do mandatário, Andriy Yermak, ressaltou a necessidade de o país fortalecer o controle sobre a entrada de cidadãos russos devido à "guerra de larga escala" lançada por Moscou. "A segurança é a prioridade", disse.
Além de 2,3 mil quilômetros de fronteiras, os dois países compartilham profundos laços históricos e culturais, e não é raro que pessoas tenham familiares de ambos os lados da divisa.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.