Vídeo: Ucrânia diz que russos fizeram trincheiras em área radioativa
Floresta Vermelha fica a apenas 500 metros do complexo nucelar de Chernobyl
O Exército ucraniano compartilhou nesta quarta-feira imagens feitas por um drone que seriam a prova de que russos escavaram trincheiras na Floresta Vermelha, um dos locais mais radioativos do planeta, na zona de exclusão de Chernobyl. O local fica a apenas 500 metros da unsina nuclear.
"Vídeo prova que o comando russo ordenou que seus soldados cavassem trincheiras perto da usina nuclear de Chernobyl, na radioativa Floresta Vermelha, em março de 2022. A completa negligência da vida humana, mesmo dos próprios subordinados, é como atua um estado assassino", compartilhou o Ministério da defesa no Twitter.
Video proof. russian command did order its soldiers to dig fortifications near the Chornobyl nuclear power plant in the radioactive Red Forest in March, 2022. Complete neglect of human life, even of one's own subordinates, is what a killer-state looks like. pic.twitter.com/VLjNTaW3T3
— Defence of Ukraine (@DefenceU) April 6, 2022
As tropas russas tomaram Chernobyl no início da invasão na Ucrânia, em 24 de fevereiro, e partiram na semana passada, conforme a empresa nuclear estatal ucraniana Energoatom.
Durante a invasão, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), deixou, a partir de 9 de março, de receber dados diretamente de Chernobyl. A ausência de rodízio de funcionários da usina, que só ocorreu uma única vez, em 20 de março, também causou preocupações.
A região foi palco do pior desastre nuclear civil da história quando o reator 4 explodiu em 1986. O local está coberto por um duplo sarcófago, um construído pelos soviéticos, agora danificado, e outro mais moderno, inaugurado em 2019. Os outros três reatores da usina foram progressivamente fechados após a catástrofe.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.