Ucrânia retoma 11 vilas de Kherson que estavam sob controle da Rússia
Região de Kherson caiu nas mãos dos russos nos primeiros dias de guerra
As forças armadas da Ucrânia conseguiram retomar o controle de 11 vilas na região de Kherson, uma das primeiras áreas do país a serem ocupadas totalmente pelos russos, informaram militares ao portal "Ukrinform" nesta sexta-feira (1º).
"Graças aos esforços dos nossos defensores da 60ª Brigada de Infantaria, que é parte do Agrupamento das Tropas do Sul, as seguintes vilas da região de Kherson foram liberadas: Novovorontsovka, Mala Shesternia, Novohryhorivka, Topolyne, Kniazivka, Krasnivka, Svobodne, Kamianka, Pryhiria, Kochubeivka, Orlove", diz a nota oficial publicada pelo site de notícias.
O comunicado ainda informa que diversos veículos militares e tanques foram apreendidos e que os civis receberam "ajuda humanitária - comida e medicamentos".
A capital da região, que também se chama Kherson, é a maior cidade do sul da Ucrânia, com cerca de 300 mil habitantes antes da guerra, e considerada ponto estratégico por conta da proximidade à península da Crimeia - anexada unilateralmente pela Rússia em 2014.
A cidade caiu nas mãos dos russos nos primeiros dias de combate, mas há algumas semanas os ucranianos vem retomando cidades e vilas próximas.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.