Tonga: imagens de satélite mostram destruição após erupção e tsunami
Reprodução / BBC News
Tonga: imagens de satélite mostram destruição após erupção e tsunami

Autoridades ainda desconhecem a extensão dos danos causados por um tsunami que atingiu  Tonga após a  erupção do vulcão Hunga-Tonga-Hunga-Ha'apai no último sábado, mas algumas imagens registradas pelo Centro de Satélites das Nações Unidas (UNOSAT) divulgadas nesta segunda-feira deixam claro que há um rastro de destruição no país.

O relatório ainda preliminar mostra que diversas regiões foram invadidas pela água e casas desaparecem do mapa ou estão completamente destruídas. As cinzas cobriram as ilhas analisadas e também há danos em estradas e no aeroporto de Fua'amotu. Até o momento, duas mortes foram confirmadas pelo Ministério das Relações Exteriores da Nova Zelândia, mas Tonga ainda vive um colapso nos meios de comunicação, o que dificulta a notificação de possíveis vítimas.

antes e depois tonga
Reprodução/UNOSAT
antes e depois tonga

Uma das vítimas foi identificada como Angela Glover, uma mulher britânica de 50 anos que administrava um abrigo para animais de rua. O marido, James, registrou que ela havia desaparecido após o tsunami, mas o corpo foi encontrado dias após a devastação.

"James conseguiu se agarrar a uma árvore por um bom tempo, mas Angela não conseguiu e foi levada pelos cães", disse o irmão da vítima, Nick Eleini, ao jornal The Guardian.

A Austrália e a Nova Zelândia fizeram voos de reconhecimento sobre Tonga nesta segunda e prepararam navios com suprimentos e ajuda para a população afetada. Fotos dos departamentos de Defesa dos dois países também revelaram estragos em diversas ilhas, cobertas por cinzas.

A Telstra, principal companhia de telecomunicações da região, informou que está trabalhando para tentar reestabelecer as conexões no país e deve enviar equipamentos nos próximos voos programados para Tonga.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!