Imigrantes debaixo da Ponte Internacional Del Rio enquanto esperam para se entregar à Patrulha de Fronteira dos EUA e pedir asilo
Reprodução
Imigrantes debaixo da Ponte Internacional Del Rio enquanto esperam para se entregar à Patrulha de Fronteira dos EUA e pedir asilo

Milhares de imigrantes foram amontoados na quinta-feira debaixo de uma ponte do lado de fora da cidade de Del Rio, no Texas, na fronteira dos Estados Unidos com o México. O grupo é parte de um grande fluxo de imigração pelo Rio Grande que vem ocorrendo esta semana e sobrecarregando as autoridades americanas.

A Patrulha de Fronteira dos EUA disse que mais de 9 mil imigrantes estão sendo mantidos em uma área temporária sob a Ponte Internacional Del Rio. A maioria das pessoas que chegaram estava fugindo do Haiti, que passa por uma espiral de crises, como o assassinato do presidente Jovenel Moïse em julho e uma série de desastres naturais, incluindo um terremoto em agosto.

Nos últimos meses, a fronteira sudoeste americana teve um grande aumento em travessias não autorizadas, algo que não havia sido visto em mais de duas décadas. Mais de 200 mil pessoas cruzaram o local em agosto, elevando o total neste ano para mais de 1,5 milhão. No entanto, as multidões crescentes chegando a Del Rio nos últimos dias criaram um novo desafio humanitário.

O acampamento temporário cresceu a uma velocidade impressionante nos últimos dias, começando com apenas algumas centenas de pessoas no início da semana. Autoridades disseram esperar que outros milhares cruzem o rio nos próximos dias.

A Patrulha de Fronteira disse que enviaria mais agentes para a região, “para abordar imediatamente o nível atual de imigrantes e para facilitar um processo seguro, humano e organizado”. A área sombreada sob a ponte, onde os imigrantes estão, era para “prevenir ferimentos por doenças relacionadas ao calor” enquanto as pessoas aguardam, disse a Patrulha de Fronteira.

O governador Greg Abbott, do Texas, ordenou que a polícia estadual e a Guarda Nacional ajudassem os agentes que trabalham na fronteira de Del Rio, dizendo que a resposta federal não foi suficiente para conter o aumento das travessias.

— O governo Biden está em completa desordem e está lidando com a crise de fronteira tão mal quanto a evacuação do Afeganistão — disse ele, referindo-se à retirada caótica das tropas americanas do país asiático que encerrou a guerra mais longa dos EUA.

Bruno Lozano, prefeito da cidade de 35 mil moradores, descreveu na quinta-feira as condições miseráveis que os imigrantes estão sob a ponte, com pouco acesso à água potável e a alimentos, e com poucos banheiros disponíveis. Ele ainda pediu apoio de autoridades federais.

Washington planeja levar alguns dos imigrantes para outras partes da fronteira que não estão passando por um aumento do fluxo como o de Del Rio. Além disso, os voos de retorno ao Haiti devem começar na segunda-feira, o que o governo Biden espera que servirá como sinal para outros haitianos de que eles não devem tentar cruzar a fronteira sul.

No início de agosto, o governo Biden decidiu manter em vigor uma controversa medida de saúde pública herdada do seu antecessor, Donald Trump, que permitiu ao governo expulsar sumariamente centenas de milhares de imigrantes nos últimos meses em meio à pandemia. Nesta quinta-feira, no entanto, um juiz do Texas decidiu que Washington não pode utilizar mais essa medida. O governo tem 14 dias para recorrer.

Por causa de exceções humanitárias e outros motivos, apenas uma fração das famílias que foram pegas na fronteira sul foi proibida de entrar no território americano. Em agosto, a medida foi usada para rejeitar cerca de 18% das famílias que cruzaram a fronteira sem documentação.

O governo federal está sob intensa pressão dos republicanos para lidar com a situação na fronteira. O governador do Texas chegou a instruir as autoridades estaduais a prender imigrantes por invasão de propriedade em uma tentativa de impedir a imigração ilegal, porque, segundo ele, o governo Biden não o fez.

Autoridades na fronteira na cidade Del Rio liberaram tanto imigrantes para a cidade em março que moradores reclamaram que isso drenaria os recursos já limitados da cidade. À época, segundo Victor Escalon, o diretor regional do Sul do Texas para o Departamento de Segurança Pública do estado, ocorreram dezenas de prisões por invasão criminosa de imigrantes que cruzavam ilegalmente, sobrecarregando as prisões locais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!