Afeganistão: Cabul recebe 1º voo comercial desde a volta do Talibã
Reprodução
Afeganistão: Cabul recebe 1º voo comercial desde a volta do Talibã

Pela primeira vez desde 15 de agosto, quando o grupo fundamentalista Talibã reassumiu o poder no Afeganistão , um voo comercial internacional pousou no aeroporto Hamid Karzai, em Cabul, nesta segunda-feira (13).

A viagem entre a capital paquistanesa Islamabad e Cabul foi realizada de manhã pela companhia aérea PIA em um Boeing 777 e tinha cerca de 10 passageiros a bordo, além da tripulação, pousando por volta das 10h30 - no hora afegão.

Segundo informações da empresa divulgadas pela mídia local, o voo de volta para Islamabad, que partiu pouco depois da aterrissagem, levou cerca de 70 pessoas, incluindo jornalistas internacionais e funcionários do Banco Mundial. Essa é a primeira vez que um viagem 100% comercial ocorre no país.

Na última semana, o governo Talibã autorizou que a companhia Qatar Airways fizesse dois voos de evacuação de estrangeiros com cerca de 200 pessoas. Já uma parte dos os voos domésticos foi retomada na primeira semana de setembro, após a caótica retirada das forças internacionais do aeroporto de Cabul, finalizada em 31 de agosto.


O local também foi alvo de um ataque terrorista provocado por um dos braços do Estado Islâmico, o Estado Islâmico de Khorasan (ou Isis-K), que deixou cerca de 170 mortos.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários