Incêndio no Mar Cáspio, na costa do Azerbaijão
Reprodução
Incêndio no Mar Cáspio, na costa do Azerbaijão

Uma forte explosão perto de uma plataforma de petróleo no Mar Cáspio , na noite deste domingo, foi causada pela erupção de um vulcão de lama, segundo autoridades. O incêndio ocorreu na costa do Azerbaijão , ao sul da capital Baku, onde uma coluna de fogo foi vista a quilômetros de distância.

A hipótese inicial era de que a explosão teria acontecido em uma plataforma de petróleo na região, mas a informação foi negada pela Companhia de Petróleo Estatal da República do Azerbaijão (Socar), que viu no incêndio relação com um " vulcão de lama ". De acordo com a estatal, nenhuma de suas plataformas fora danificada.

O porta-voz da Socar, Ibrahim Ahmadov, disse à agência de notícias APA que a explosão ocorreu a cerca de 10 km do campo de gás Umid, que fica a 75 km da costa de Baku. A região, no mar Cáspio, tem alta concentração de vulcões que expelem lama e gases inflamáveis.

Um navio com especialistas foi enviado ao local para investigar o episódio. Segundo estudiosos, a explosão pode estar atrelada a um vulcão chamado Makarov Bank, que explodiu em 1958, liberando uma coluna de chamas de mais de 500 metros de altura e 150 metros de largura.

A explosão neste domingo ocorre apenas três dias depois que um incêndio foi reportado na superfície do oceano no Golfo do México. O fogo só foi controlado após mais de cinco horas. O caso foi apelidado de "olho de fogo" nas redes sociais em razão de seu formato. O incidente teria sido causado por um vazamento de gás de um oleoduto subaquático.

Assista ao vídeo:



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!