Em junho de 1944, judeus húngaros chegam a Auschwitz-Birkenau, na Polônia ocupada pelos alemães. Mais de 1 milhão de judeus morreram no campo, muitos envenenados em suas câmaras por Zyklon B
Getty Images
Em junho de 1944, judeus húngaros chegam a Auschwitz-Birkenau, na Polônia ocupada pelos alemães. Mais de 1 milhão de judeus morreram no campo, muitos envenenados em suas câmaras por Zyklon B

O estado do Arizona , nos Estados Unidos, está armazenando gases letais antes da retomada das execuções planejadas dos presos que estão no corredor da morte . Um dos gases é o Zyklon B , usado pelos nazistas para matar quase um milhão de judeus em Auschwitz .

De acordo com documentos obtidos pelo The Guardian, o Departamento de Correções do Arizona gastou mais de US $ 2.000 (cerca de R$10.500) em ingredientes para cianeto de hidrogênio , gás mortal utilizado durante o Holocausto .

De acordo com o Museu Estadual de Auschwitz-Birkenau, 1,1 milhão de pessoas morreram no campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial , incluindo 960.000 judeus.

O Arizona suspendeu as execuções em 2014 depois do fiasco da execução de Joseph Wood, que levou quase duas horas para morrer por causa de um erro com sua dose de injeção letal.

A última pessoa a ser executada no Arizona com gás foi o alemão Walter LaGrand em 1999. Ele teve uma morte de 'asfixia e engasgo agonizante' que durou 18 minutos a partir do momento em que o gás entrou na câmara, de acordo com um relato de testemunha ocular publicado no Tucson Citizen.

Nos últimos anos, o estado tem buscado incessantemente novos métodos para executar seus 115 presos no corredor da morte, incluindo o uso de drogas experimentais.

Documentos recém-divulgados mostram que estão sendo comprados ingredientes para criar o coquetel mortal de drogas necessário para realizar a execução por envenenamento por gás .

Segundo o The Guardian, além da compra de ingredientes do Zyklon B, também foi comprado um tijolo sólido de cianeto de potássio em dezembro. Cerca de US $ 1,5 milhão teria sido gasto em um lote de pentobarbital , que seria usado para sedar presidiários durante a execução.

O Arizona também está conduzindo testes em sua câmara de gás desativada na prisão estadual de Florence. A série de testes "surpreendentemente primitiva" incluiu segurar a chama de uma vela em janelas e portas seladas para verificar se a câmara estava hermética.

A câmara foi construída em 1949 e está fora de uso há 22 anos, desde a execução de LaGrand.

Primeiros da fila

Prisão de Florence no Arizona onde testes nas câmaras de gás estão sendo feitos
AP
Prisão de Florence no Arizona onde testes nas câmaras de gás estão sendo feitos

O Arizona já selecionou dois presos como prováveis ​​candidatos para serem os primeiros entre uma população atual de 115 pessoas no corredor da morte.

Frank Atwood, 65, foi condenado à morte em 1984 pelo assassinato de uma menina de oito anos, Vicki Lynne Hoskinson, em 1984.

E Clarence Dixon, 65, condenado pelo assassinato em 1978 de uma estudante universitária, Deana Bowdoin.

O ex-senador do Arizona John McCain, que foi torturado por anos enquanto estava preso em uma prisão vietnamita, se manifestou contra as execuções do estado após a agonizante morte de Joseph Wood em 2014.

O assassino condenado Wood - que matou a tiros sua ex-namorada e seu pai em 1989 - foi condenado à morte na prisão estadual de Florença após perder um recurso de última hora.

'Eu acredito na pena de morte para certos crimes. Mas essa não é uma forma aceitável de fazê-lo. E as pessoas que foram responsáveis ​​devem ser responsabilizadas ', disse McCain após a agonizante morte de Wood em 2014.

“A injeção letal precisa ser uma injeção realmente letal e não a situação complicada que acabou de prevalecer. Isso é tortura. '

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!