Ao menos 15 pessoas morreram e cerca de 170 crianças estão desaparecidas em decorrência da erupção do vulcão Nyiragongo, no leste do Congo , segundo informou nesta segunda-feira (24) o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
A erupção do vulcão causou a evacuação de milhares de pessoas e destruiu centenas de residências . A quantidade de mortos pode aumentar conforme as autoridades alcancem as áreas mais atingidas. A organização informou que serão criados diversos centros para auxiliar os menores desacompanhados.
O porta-voz do governo, Patrick Muyaya, afirmou que nove pessoas faleceram em um acidente de carro enquanto tentavam fugir da erupção. Já outros quatro morreram tentando escapar de uma prisão.
A repentina erupção do Nyiragongo causou uma série de terremotos e destruiu uma estrada que ligava Goma à cidade de Beni, interrompendo uma rota crucial para a chegada de ajuda e suprimentos. Em Goma, diversas pessoas regressaram após a fuga em massa da erupção. No entanto, a população está preocupada com os movimentos sísmicos, que podem colapsar casas e prédios.
O Nyiragongo, localizado a 10 quilômetros de Goma, entrou em erupção pela última vez em 2002, matando 250 pessoas. Naquela ocasião, mais de 100 mil indivíduos perderam suas residências.