Conflitos
foram registrados nesta sexta-feira (21) entre palestinos e israelenses na Esplanada das Mesquitas de Jerusalém Oriental, em Al-Aqsa. O embate foi registrado horas depois do cessar-fogo
acordado entre Israel
e Palestina
. Ao menos 20 palestinos ficaram feridos e dois deles precisaram ser encaminhados ao hospital para tratamento, segundo a agência de notícias Reuters
.
Na manhã de hoje, cinco corpos foram encontrados em túneis subterrâneos da Faixa de Gaza . Segundo as autoridades da região, aproximadamente 2 mil pessoas estão internadas com ferimentos do confronto, que foi inciado na última semana e deixou ao menos 243 mortos, sendo 232 palestinos e 12 israelenses.
A rede de televisão Al Jazeera divulgou vídeos e fotos de policiais israelenses disparando gás lacrimogêneo contra uma multidão de palestinos. De acordo com a rede, vítimas disseram que, após as orações, os palestinos decidiram permanecer no local para comemorar o cessar-fogo firmado entre o Hamas e o governo israelense.
"Eles [palestinos] estavam cantando e gritando quando um contingente da polícia israelense [que estava] ao lado da esplanada entrou no complexo e começou a usar medidas de controle de multidão que eles usam o tempo todo, incluindo granadas de choque, bombas de fumaça e gás lacrimogêneo", afirmou Imran Khan, correspondente da Al Jazeera em Jerusalém Oriental.
À agência AFP , o porta-voz da polícia israelense, Micky Rosenfeld, disse que os policiais foram alvo de palestinos, que arremessaram pedras contra eles e começaram e ficaram "revoltados" com as medidas de supressão dos agentes na mesquita.