Clínica improvizada para pacientes com Covid-19 no vilarejo Mewla Gopalgarh, no estado de Uttar Pradesh, na Índia
DANISH SIDDIQUI / REUTERS
Clínica improvizada para pacientes com Covid-19 no vilarejo Mewla Gopalgarh, no estado de Uttar Pradesh, na Índia

Em um vilarejo do Norte da Índia fortemente impactado pela Covid-19 , há pacientes em leitos improvizados sob uma árvore com bolsas de soro intravenoso penduradas em galhos . Vacas pastam ao redor, e seringas e embalagens de produtos médicos vazias ficam espalhadas pelo chão. Não existem médicos nem instalações de saúde em Mewla Gopalgarh, situado em Uttar Pradesh, Estado mais populoso do país, e a 90 minutos de carro da capital nacional Nova Délhi. Há um hospital governamental próximo, mas este não tem leitos disponíveis , e os moradores do vilarejo dizem que não conseguem pagar clínicas particulares.

Em razão disso, praticantes locais de medicina alternativa montaram uma clínica a céu aberto onde distribuem soro glicosado e outros remédios a pacientes com sintomas de Covid-19 . Alguns acreditam que ficar debaixo de uma nim, árvore conhecida por suas propriedades medicinais, eleva os níveis de oxigênio – mas não existe base cientifica para esta crença, nem para alguns dos medicamentos que estão sendo oferecidos.

Você viu?

— Quando as pessoas ficam ofegantes, têm que ir para debaixo de árvores para elevar os níveis de oxigênio — disse Sanjay Singh, cujo pai de 74 anos morreu alguns dias atrás depois de ter febre. Ele disse que o pai não foi examinado e faleceu em dois dias. — As pessoas estão morrendo, e não há ninguém para cuidar de nós.

Paciente recebe tratamento embaixo de árvore na Índia
Foto: DANISH SIDDIQUI / REUTERS
Paciente recebe tratamento embaixo de árvore na Índia

A segunda onda de infecções devastadora da Índia, que colocou até hospitais de grandes cidades, como Délhi, à beira do colapso, está assolando o vasto centro rural do país, onde o atendimento de saúde é escasso.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!