Fósseis de neandertais encontradas perto de Roma, na Itália
Ansa
Fósseis de neandertais encontradas perto de Roma, na Itália

Arqueólogos da Itália anunciaram a descoberta de fósseis atribuídos a nove homens de Neandertal, espécie ancestral dos humanos atuais que foi misteriosamente extinta há quase 30 mil anos.   

Os fósseis foram encontrados na Gruta Guattari, em San Felice Circeo, pequena cidade litorânea situada 100 quilômetros a sudeste de Roma, no âmbito de uma pesquisa conduzida pela Superintendência Arqueológica de Frosinone e Latina e por especialistas da Universidade Tor Vergata.   

“É um achado excepcional que enriquece as pesquisas sobre o tema”, comemorou o ministro da Cultura da Itália, Dario Franceschini, durante uma apresentação sobre a descoberta.   

As escavações na gruta ocorrem desde outubro de 2020 e também revelaram a presença de fósseis de animais como hienas, rinocerontes, elefantes, cervos gigantes e ursos.   

Os esqueletos de neandertais achados no local pertenciam a indivíduos adultos, com uma única exceção que pode ter sido de um jovem, e apenas um era de mulher. Os mais recentes viveram entre 50 mil e 60 mil anos atrás, enquanto os mais antigos datam de 90 mil a 100 mil anos atrás.   


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!