O submarino desaparecido KRI Nanggala-402 , que tem 53 pessoas a bordo, perdeu contato durante manobras de treinamento no norte da ilha de Bali, na Indonésia, às 3h (horário local) de quarta-feira (21).
O contato com o submersível alemão fabricado em 1977 e modernizado em 2012 foi perdido depois que ele recebeu autorização para mergulhar em águas mais profundas. “Conhecemos a área, mas é bastante profunda”, disse o primeiro almirante da Marinha indonésia, Julius Widjojono, à agência de notícias AFP.
Seis navios de guerra, um helicóptero e 400 pessoas estão envolvidos nas buscas que contam com ajuda de Cingapura, Malásia, Austrália, Estados Unidos, França e Alemanha. “As reservas de oxigênio do submarino durante uma queda de energia são de 72 horas”, informou à imprensa o comandante do Estado-Maior da Marinha indonésia, Yudo Margono.
Segundo a Marinha , um derramamento de óleo encontrado perto do local que o submarino mergulhou pode apontar para danos no tanque de combustível ou também pode ser um sinal da tripulação.
Peter Dutton, ministro da Defesa australiano, disse que as informações aumentam “o medo de uma terrível tragédia ”. “É possível que tenha ocorrido uma queda de energia, o que deixou o submarino fora de controle e impediu o lançamento de medidas emergenciais, afundando a 600 ou 700 metros”, explicou um porta-voz da Marinha da Indonésia.
“Se ele afundou a 700 metros, há uma boa chance de que tenha se partido”, afirmou Antoine Beausssant, vice-almirante francês, à agência de notícias France Presse.
Mas por que é tão difícil achar um submarino desaparecido?
É importante lembrar que submarinos militares são construídos com tecnologia “ stealth ” para atravessar os oceanos da forma mais indetectável possível. Eles quase não emitem ruído ou calor e refletem o mínimo possível os impulsos de radar e sonar.
Você viu?
A aerodinâmica é muito importante pois quanto melhor o deslocamento do submarino, menor será a emissão de ruído e calor do motor.
Atualmente, em submarinos militares são utilizados praticamente apenas materiais não magnéticos, como aço inoxidável ou titânio. Isso tem a ver com o fato de que muitas minas submarinas estão equipadas com detonadores magnéticos. Se o casco de um navio passar muito perto, elas explodem.
Um revestimento adequado pode absorver grande parte do sinal de um sonar. Assim, na tela, o submarino pode aparecer somente como um monte de lama espalhado.
KRI Nanggala-402 passou por reforma de dois anos
O KRI Nanggala-402 foi fabricado em 1977, mas passou por uma reforma completa durante dois anos na Coreia do Sul. Em fevereiro de 2012 ele foi entregue ao governo da Indonésia com grande parte de sua estrutura superior substituída. Seu armamento, sonar, radar, controle de combate e sistemas de propulsão foram atualizados.
O submarino então passou a ter profundidade de mergulho seguro aumentada para 257 metros (843 pés) e velocidade máxima aumentada de 21,5 nós (39,8 km/h) para 25 nós (46 km/h). O submersível também tornou-se capaz de disparar quatro torpedos simultaneamente em quatro alvos diferentes e lançar mísseis anti-navio.