Indonésia: inundações após passagem de ciclone já mataram mais de 100 pessoas
Segundo autoridades locais, número deve crescer devido ao fato de que dezenas de pessoas ainda estão desaparecidas
Já passa de 100 o número de mortos nas inundações e deslizamentos de terra provocados pelo ciclone tropical Seroja na Indonésia e no Timor-Leste, no Sudeste Asiático. Segundo a agência de gestão de desastres do país, outras 70 pessoas ainda estão desaparecidas, a maioria delas na ilha de Flores, no leste do arquipélago.
Em Lembata, ilha a leste de Flores, partes de aldeias foram arrastadas montanha abaixo por deslizamentos . Imagens de equipes de resgate também mostram socorristas retirando corpos cobertos de lama dos destroços deixados pelas inundações.
Já as autoridades do Timor-Leste reportaram pelo menos 21 vítimas, e cerca de 2,5 mil pessoas tiveram de ser evacuadas. O presidente da Indonésia, Joko Widodo, expressou "profundas condolências" pela devastação provocada pelo ciclone, enquanto a União Europeia ofereceu assistência para o Timor-Leste.
"As enchentes catastróficas acontecem no momento em que o Timor-Leste está trabalhando duro para conter a disseminação da Covid-19 entre sua população", diz um comunicado da Comissão Europeia, poder Executivo do bloco.