Presidente dos EUA Joe Biden
Gage Skidmore / Creative Commons
Presidente dos EUA Joe Biden

O governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden , concordou em fornecer ao México as doses excedentes da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 e o México está se mobilizando para ajudar os EUA a controlar o aumento da imigração. As informações são do jornal The Washington Post e da agência de notícias AFP .

A decisão de enviar as doses ao México e Canadá deverá ser anunciada nesta sexta-feira (19), segundo o jornal. As autoridades dos países disseram que o acordo não se tratade um quid pro quo (algo dado em troca de uma outra coisa) condicionando a entrega dos imunizantes a uma repressão na fronteira. De acordo com eles, os EUA deixaram claro a intenção de ajudar a população mexicana a administrar fluxo de adolescentes e crianças.

Nesta terça-feira (16),  Biden pediu aos imigrantes que não tentem entrar nos Estados Unidos. Em fevereiro, cerca de 100 mil pessoas foram detidas na fronteira sul – entre elas 9.457 menores não acompanhados –, um aumento de 28% em relação a janeiro, segundo as autoridades. Segundo a publicação, o México se comprometeu a receber de volta mais famílias expulsas diante de uma ordem de emergência de saúde dos EUA enquanto pediu que Biden compartilhasse os imunizantes.

"É uma negociação paralela", disse um diplomata mexicano. "Se não houver uma campanha de vacinação em massa no México, será mais difícil abrir a fronteira para atividades não essenciais. Portanto, a vacinação no México é um benefício para os EUA ". "Se a migração estiver sob controle, isso diminui a imagem de crise e facilita a aprovação de reformas de imigração que são fundamentais para os dois países", acrescentou.

"Nossa prioridade continua a ser vacinar a população dos EUA, mas a realidade é que esse vírus não conhece fronteiras e garantir que nossos vizinhos possam contê-lo é de missão crítica para proteger a saúde e a segurança econômica dos americanos e para impedir a propagação do covid-19 em todo o mundo ", disse um dos funcionários ouvidos pelo jornal, sob condição de anonimato.

Um esforço de fiscalização da imigração mexicana mais visível deve ser anunciado em breve, de acordo com as autoridades.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!