A vitória eleitoral de Donald Trump em 2016 foi saudada por Moscou
Brendan Smialowski/Reprodução
A vitória eleitoral de Donald Trump em 2016 foi saudada por Moscou


Donald Trump  foi tratado como um alvo russo por mais de 40 anos e se mostrou tão disposto a repetir a propaganda antiocidental que houve comemorações em Moscou, disse um ex-espião da KGB ao The Guardian.

Yuri Shvets, enviado a Washington pela União Soviética na década de 1980, compara o ex-presidente dos Estados Unidos aos "cinco de Cambridge", a rede de espionagem britânica que passou segredos a Moscou durante a Segunda Guerra Mundial e o início da Guerra Fria.

Agora com 67 anos, Shvets é uma fonte importante para American Kompromat, um novo livro do jornalista Craig Unger. "Este é um exemplo em que as pessoas foram recrutadas quando eram apenas estudantes e depois chegaram a posições importantes; algo assim estava acontecendo com Trump ", disse Shvets por telefone de sua casa, na Virgínia, EUA.

Shvets, major da KGB, trabalhou como correspondente em Washington para a agência de notícias russa Tass durante os anos 1980. Ele se mudou para os EUA permanentemente em 1993 e ganhou cidadania americana. Hoje, atua como investigador de segurança corporativa e foi sócio de Alexander Litvinenko, que foi assassinado em Londres em 2006.

Unger descreve como Trump apareceu pela primeira vez no radar dos russos em 1977, quando se casou com sua primeira esposa, Ivana Zelnickova, uma modelo tcheca. Trump se tornou o alvo de uma operação de espionagem supervisionada pelo serviço de inteligência da Tchecoslováquia em cooperação com a KGB.

Três anos depois, Trump abriu seu primeiro grande empreendimento imobiliário , o hotel Grand Hyatt New York perto da estação Grand Central. Trump comprou 200 aparelhos de televisão para o hotel de Semyon Kislin, um emigrado soviético que era co-proprietário da Joy-Lud Electronics na Quinta Avenida.

De acordo com Shvets, Joy-Lud era controlada pela KGB e Kislin trabalhava como um chamado "agente de observação" que identificou Trump, um jovem empresário em ascensão, como um ativo potencial. Kislin nega que tenha um relacionamento com a KGB.

Então, em 1987, Trump e Ivana visitaram Moscou e São Petersburgo pela primeira vez. Shvets disse que recebeu pontos de discussão da KGB e lisonjeado por membros da KGB que sugeriram que ele deveria entrar na política.

O ex-major lembrou: "Para a KGB, foi uma ofensiva de charme. Eles haviam coletado muitas informações sobre sua personalidade, então sabiam quem ele era pessoalmente. A sensação era de que ele era extremamente vulnerável intelectual e psicologicamente, e tendia a lisonja. Isso é o que eles exploraram. Eles jogaram o jogo como se estivessem imensamente impressionados com sua personalidade e acreditassem que este é o cara que um dia deveria ser o presidente dos Estados Unidos: são pessoas como ele que podem mudar o mundo. Eles o alimentaram com essas chamadas frases de efeito de medidas ativas e isso aconteceu. Portanto, foi uma grande conquista para as medidas ativas da KGB na época."

Logo depois de retornar aos Estados Unidos, Trump começou a explorar uma corrida para a indicação republicana para presidente e até realizou um comício de campanha em Portsmouth, New Hampshire. Em 1º de setembro, ele publicou um anúncio de página inteira no New York Times, Washington Post e Boston Globe com o título: "Não há nada de errado com a Política de Defesa Externa da América que um pouco de espinha dorsal não possa curar."

O anúncio ofereceu algumas opiniões altamente heterodoxas na Guerra Fria de Ronald Reagan na América, acusando o Japão aliado de explorar os EUA e expressando ceticismo sobre a participação dos EUA na Otan. Tomou a forma de uma carta aberta ao povo americano "sobre por que a América deveria parar de pagar para defender países que podem se dar ao luxo de se defender".

A bizarra intervenção causou espanto e júbilo na Rússia . Poucos dias depois, Shvets, que já havia voltado para casa agora, estava na sede da primeira diretoria-chefe da KGB em Yasenevo quando recebeu um telegrama celebrando o anúncio como uma "medida ativa" de sucesso executada por um novo ativo da KGB.

"Foi sem precedentes. Estou muito bem familiarizado com as medidas ativas da KGB começando no início dos anos 70 e 80, e depois com as medidas ativas da Rússia, e não ouvi nada parecido ou algo semelhante - até que Trump se tornou o presidente deste país - porque foi apenas bobo. Era difícil acreditar que alguém iria publicá-lo em seu nome e que isso iria impressionar pessoas realmente sérias no ocidente, mas impressionou e, finalmente, esse cara se tornou o presidente."

Vitória de 2016

A vitória de Trump nas eleições de 2016 foi novamente saudada por Moscou. O conselheiro especial Robert Mueller não estabeleceu uma conspiração entre os membros da campanha de Trump e os russos. Mas o Projeto Moscou, uma iniciativa do Center for American Progress Action Fund, descobriu que a campanha de Trump e a equipe de transição tinham pelo menos 272 contatos conhecidos e pelo menos 38 reuniões conhecidas com operativos ligados à Rússia.

Shvets, que realizou sua própria investigação, disse: "Para mim, o relatório Mueller foi uma grande decepção porque as pessoas esperavam que fosse uma investigação completa de todos os laços entre Trump e Moscou, quando na verdade o que obtivemos foi uma investigação apenas de questões relacionadas ao crime. Não havia aspectos de contra-espionagem na relação entre Trump e Moscou."

"Isso é o que basicamente decidimos corrigir. Então fiz minha investigação e depois me reuni com Craig. Portanto, acreditamos que seu livro continuará de onde Mueller parou", acrescentou.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!