Putin assina extensão de última hora para tratado de armas nucleares com EUA

Presidente russo falou com Joe Biden no início da semana sobre o pacto de controle de armas que será cancelado em fevereiro

Foto: Reprodução: iG Minas Gerais
Vladimir Putin


Vladimir Putin assinou um projeto de lei que estende o último tratado de controle de armas nucleares entre a  Rússia e os Estados Unidos uma semana antes de o pacto expirar.

Ambas as casas do parlamento russo votaram unanimemente na quarta-feira (27) para prorrogar o tratado New Start por cinco anos. Putin e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden , haviam discutido o acordo nuclear um dia antes, e o Kremlin disse que concordou em concluir os procedimentos de extensão necessários nos próximos dias.

O documento expira em 5 de fevereiro. A extensão não requer aprovação do Congresso dos Estados Unidos, mas os legisladores russos tiveram que ratificar a medida. Diplomatas russos disseram que a extensão será validada pela troca de notas diplomáticas assim que todos os procedimentos forem concluídos.

Assinado em 2010 pelo presidente Barack Obama e pelo presidente russo Dmitry Medvedev, ele limita cada país a não mais de 1.550 ogivas nucleares e 700 mísseis e bombardeiros, e prevê a realização de inspeções locais para verificar o cumprimento.

Biden indicou, durante a campanha presidencial dos Estados Unidos, que era favorável à preservação do New Start, que foi negociado durante sua gestão como vice-presidente de Obama.