Putin e Merkel discutem sobre produção de vacina contra Covid em conjunto
A Sputnik V, imunizante Russo, seria produzido em larga escala para atender a população europeia
O presidente da Rússia , Vladimir Putin , e a chanceler da Alemanha , Angela Merkel, conversaram nesta terça-feira (5) sobre uma possível produção conjunta de vacinas contra o novo coronavírus (Sars-Cov-2). O contato feito por telefone foi divulgado pelo Kremlin, sede do governo russo.
Segundo nota divulgada, as lideranças políticas discutiram "questões de cooperação na luta contra a pandemia” e um dos tópicos debatidos foi uma possível "produção conjunta das vacinas ”.
A ideia seria produzir a Sputnik V , vacina feita em território russo, que ainda não foi aprovada pela União Europeia, para ser distribuída, já que autoridades russas reconhecem que não conseguem produzi-la em larga escala.
A Alemanha, que iniciou a campanha de vacinação contra a Covid-19 na semana passada, vem sendo criticada por especialistas e políticos por não ter assegurado doses suficientes de imunizantes, e que estaria atrasada em relação a outros países do bloco.
Rússia e Alemanha vivem uma segunda onda de casos da doença. Na última segunda-feira (4), 23 mil russos foram diagnosticados com a Covid, e 482 morreram. Já entre os alemães, 12 mil novos casos e 877 mortes.