Um homem negro foi morto por um policial branco em Columbus, nos Estados Unidos, na última segunda-feira (21), e causou revolta na comunidade pela violência contra o rapaz, que estava desarmado.
Andre Maurice Hill, de 47 anos, estava na garagem de uma casa na noite da segunda-feira quando foi baleado várias vezes por um policial, que foi ao local por causa de uma chamada que havia recebido.
As imagens da câmera portátil do policial mostram o homem caminhando em direção ao policial com um celular na mão esquerda. Segundos depois, o oficial dispara sua arma e o civil cai. Não se ouve nenhum som que explique as circunstâncias do tiroteio.
O policial e seu colega esperaram alguns minutos antes de se aproximar da vítima, ainda viva, que morreu ali mesmo no local. Segundo a mídia local, já havia denúncias contra o policial por uso excessivo da força.
O chefe da polícia da cidade, Thomas Quinlan, anunciou nesta quinta-feira (24) o início de uma acusação de má conduta grave contra o agente em vista de sua demissão.
Hill foi o segundo afro-americano morto pela polícia em menos de três semanas em Columbus. Casey Goodson Jr., de 23 anos, foi baleado várias vezes em 4 de dezembro enquanto voltava para casa depois de comprar sanduíches.
O prefeito de Columbus, Andrew Ginther, disse estar "indignado" com a morte de Hill e "muito perturbado" por nenhum dos policiais ter prestado primeiros socorros. Ele pediu a demissão "imediata" de Coy.
As mortes acontecem em um momento em que os Estados Unidos são marcados por protestos históricos contra a injustiça racial e a brutalidade policial, desencadeados pelo assassinato de George Floyd, em maio.