Apesar de uma pandemia global , que destruiu economias e fomentou o nacionalismo em todo o mundo, os canadenses dizem que estão cada vez mais abertos a acolher imigrantes e refugiados .
Um novo estudo, da empresa de pesquisas Environics Institute, descobriu que as atitudes entre os cidadãos têm se tornado cada vez mais positivas , mesmo com milhões de pessoas desempregadas e o país enfrentando projeções econômicas sombrias.
"Essas opiniões não são um sinal. Não são acaso. Elas parecem estar profundamente enraizadas e amplamente difundidas", disse Andrew Parkin, diretor executivo da Environics.
Você viu?
Desde 1976, a pesquisa Focus Canada, administrada pela Environics, faz amostras periódicas de canadenses para avaliar suas opiniões sobre o assunto. Os resultados mais recentes, divulgados no início de outubro, mostram, pela primeira vez, que os canadenses estão mais propensos a rejeitar a ideia de que os imigrantes não estão adotando os valores do país.
Ao mesmo tempo, a grande maioria continua a ver os imigrantes como essenciais para a economia e não sente que eles não lhes tiram os empregos.
Os pesquisadores estavam curiosos para ver se os eventos mundiais recentes mudaram drasticamente a opinião, disse Parkin. "No início, pensamos que talvez Donald Trump derrubasse essas tendências positivas. Talvez os canadenses pegassem a vibração do que está acontecendo nos Estados Unidos e começassem a recuar. Isso não aconteceu ", disse ele.
Mesmo a pandemia da Covid-19
, que até agora gerou milhões de empregos e deixou os canadenses em situação financeira precária, não tornou os residentes negativos em relação aos recém-chegados.