Cratera da Lua em que Nasa achou água é local de base fictícia do filme '2001'

No livro do escritor Arthur C. Clarke, humanos estabelecem presença permanente no satélite terrestre exatamente nesta posição

Astronautas caminham na borda da cratera Clavius, em cena do filme '2001: Uma Odisseia no Espaço', com base ao fundo
Foto: Reprodução

O anúncio por parte de cientistas da Nasa de que  água foi encontrada pela primeira vez na superfície iluminada da Lua guarda estreita relação com o imaginário da ficção científica. A cratera Clavius, local da descoberta, é onde havia sido construída a base lunar fictícia do filme "2001: Uma Odisséia no Espaço", de 1968.

Baseado no livro homônimo do escritor Arthur C. Clarke, o longa metragem do diretor Stanley KUbrick foi produzido com meticulosa pesquisa sobre o que cientistas imaginavam que seria a exploração do espaço antes mesmo de o homem pisar na Lua .

Coisas como chamadas por vídeo e naves com braços robóticos, vistas só com a chegada do século XXI, apareceram primeiro na obra de Clarke. Resta saber se ele terá acertado também sobre a presença humana em Clavius .

Como já se especulava sobre a possibilidade de água congelada na Lua, fazia sentido imaginar na época que uma eventual base espacial, caso viesse a existir, fosse buscar esse recurso. Provavelmente seria alocada perto de um dos polos, onde o frio preserva a água na forma de gelo.

Como recurso narrativo, Clavius também tem o apelo popular de ser uma cratera avistável a olho nu desde a Terra (é a segunda maior do hemisfério visível). Batizada em homenagem a Cristóvão Clávio, padre jesuíta alemão com influentes trabalhos em astronomia e matemática no século 16, ela pareceu ser para Clarke um lugar interessante para uma estação lunar imaginária.

A superfície da cratera Clavius, porém, não está nos planos iniciais da Nasa para a volta à Lua. A missão Artemis 3 , imaginada para 2024, tem como candidata principal a cratera Shackleton para locação da base. Ela fica bem mais ao sul, com sua borda praticamente tocando o pólo.

A base temporária do programa Artemis, que deve levar a primeira mulher à Lua, está mais para um acampamento: bem mais modesta do que a base imaginada por Clarke. A "Clavius Base" tinha uma plataforma de pouso com um domo retrátil, uma torre de comando e uma infinidade de dependências subterrâneas.

O escritor também foi bastante otimista com a data em que a primeira base viria a ser construída no sul da Lua: 1994. (O ano de 2001 é quando astronautas descobrem na lua o misterioso monolito em torno do qual a narrativa se constrói.)

Apesar de a missão Artemis ter escolhido outra locação lunar para sua estreia, ainda há alguma chance de a Nasa tornar concreta mais uma das previsões do escritor.

O chefe da Divisão de Astrofísica do Diretorado de Missões Científicadas da Nasa, Paul Hertz, sugeriu nesta segunda-feira (26) que a nova descoberta pode inspira novos planos.

"Essa descoberta desafia nossa compreensão da superfície lunar e levanta questões intrigantes sobre recursos relevantes para exploração do espaço profundo", afirmou o cientista em comunicado.