Papa se recusa a encontrar secretário dos EUA após críticas, diz jornal

Motivo da recusa teria sido crítica pública do secretário Mike Pompeo à relação do Vaticano com a China. Ele se encontrará com o secretário de Estado do país europeu

Secretário norte-americano voltou a criticar a China
Foto: Reprodução/Twitter
Secretário norte-americano voltou a criticar a China

O Papa Francisco se recusou a encontrar o secretário de Estado de Donald Trump, Mike Pompeo, durante a visita dele ao Vaticano após críticas públicas sobre a aproximação da igreja católica com a China . As informações são do jornal norte-americano The Guardian.

Segundo a publicação, a justificativa dada pelo Papa para declinar o convite foi de que as eleições para presidente do país se aproximavam. No lugar do Papa, Pompeo se encontrará com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, na próxima quinta-feira (1).

O secretário de Estado dos Estados Unidos fará uma viagem de cinco dias por países europeus, passando pela Grécia, Turquia e Croácia antes de chegar à Itália. Em um artigo para uma revista católica conservadora, Pompeo criticou publicamente o Vaticano publicamente. "O que a igreja prega para o mundo sobre liberdade religiosa e solidariedade deveria ser persistentemente transmitido ao partido comunista chinês”, disse.