Um fenômeno misterioso está deixando pesquisadores intrigados no Novo México, nos Estados Unidos, após cerca de 300 pássaros caírem mortos do céu. A suspeita é que pelo menos centenas de milhares de aves migratórias estão morrendo por conta de incêndios que têm atingido a costa Oeste do país.
Os animais foram encontrados mortos dentro do campus Universidade Estadual do Novo México, sendo que a maioria deles são andorinhas, papa-moscas e toutinegras. Moradores da região também relataram que há aves agindo de forma estranha. Entre esses comportamentos inusitados estariam voos muito baixos, enquanto outras não estariam comendo.
Segundo os pesquisadores da instituição, a causa do estranho fenômeno são os incêndios florestais que há dias atingem a costa oeste dos Estados Unidos.
Os pássaros teriam migrado antes de estarem preparados para a viagem, tentando fugir do fogo e, por isso, acabaram ficando fracos. Além disso, alguns podem ter inalado fumaça e sofrido danos no pulmão.
Para investigar esse caso, as aves serão levadas para o Laboratório Forense do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA, em Ashland, Oregon, para análise.