Onde a cidade de Nova York estava na Terra há 750 milhões de anos, de acordo com o mapa da Terra Antiga
Reprodução
Onde a cidade de Nova York estava na Terra há 750 milhões de anos, de acordo com o mapa da Terra Antiga


Um paleontólogo da Califórnia, nos EUA, criou um mapa interativo que permite que as pessoas vejam o quanto suas cidades natais se moveram ao longo de 750 milhões de anos de deriva continental.


O mapa online , desenhado por Ian Webster, apresenta uma série de ferramentas que também tornam mais fácil descobrir mais sobre a Terra , como onde viveram os primeiros répteis ou quando a primeira flor floresceu.

"Isso mostra que nosso ambiente é dinâmico e pode mudar", disse Webster, 30. "A história da Terra é mais longa do que podemos conceber. E o arranjo atual de placas tectônicas e continentes é um acidente do tempo. Será muito diferente no futuro, e a Terra pode sobreviver a todos nó s."

Webster construiu o mapa como um aplicativo da web que fica em cima de outro mapa que visualiza modelos geológicos criados pelo geólogo e paleogeógrafo Christopher Scotese. Os modelos de Scotese descrevem o desenvolvimento das placas tectônicas desde 750 milhões de anos atrás, não muito depois que as algas verdes surgiram nos oceanos da Terra.

Você viu?

Centenas de milhões de anos

O site também utiliza GPlates, um software usado por geólogos para visualizar reconstruções de placas tectônicas e dados associados ao longo do tempo geológico.

A visualização do mapa permite que os usuários insiram sua localização e, em seguida, conecta essa informação em modelos de placas tectônicas. O resultado é que os usuários podem ver onde as cidades estavam localizadas há centenas de milhões de anos . Por exemplo, você pode ver onde a cidade de Nova York estava localizada no supercontinente Pangea.

"Meu software 'geocodifica' a localização do usuário e, em seguida, usa os modelos (de Scotese) para executar sua localização retroativamente no tempo ", explicou Webster. "Eu mesmo construí a visualização do globo interativo e a integração de geocodificação e GPates para que as pessoas pudessem se conectar em seus próprios locais."

Dinossauros

Ao pesquisar um local no mapa, o globo 3D giratório do site indicará onde essa área estava localizada na Terra milhões de anos atrás. O mapa vai até mostrar aos usuários o que os dinossauros viviam nas proximidades da área que pesquisam.

O mapa ilustra dados científicos complexos e interessantes de uma forma interativa e fácil de usar para que professores, professores e qualquer pessoa interessada na história e nas ciências da Terra possam aprender, disse Webster.
"O objetivo é despertar o fascínio e, com sorte, o respeito pelos cientistas que trabalham todos os dias para entender melhor nosso mundo e seu passado", disse ele.

"Ele também contém surpresas divertidas, por exemplo, como os EUA costumavam ser divididos por um mar raso, e como a Flórida costumava ser submersa."

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários