.Bandeira da Holanda
Pixabay/Creative Commons
.Bandeira da Holanda

Um paciente na Holanda e um na Bélgica sofreram uma segunda infecção pelo novo coronavírus (Sars-coV-2), informou nesta terça-feira a rede de TV holandesa NOS . Na segunda-feira pesquisadores de Hong Kong já haviam relatado o caso de um homem que foi reinfectado quatro meses e meio após ter sido declarado livre da Covid-19

Segundo a virologista Marion Koopmans, citada pela emissora, o paciente holandês é uma pessoa idosa e com um sistema imunológico frágil.

Koopmans disse que casos em que as pessoas estiveram doentes por um tempo longos, com melhoras e pioras, já eram conhecidos. Mas uma reinfecção autêntica, como na Holanda, Bélgica e Hong  Kong, exige testes genéticos nos vírus em ambas as infecções para analisar se as duas cepas diverem ligeiramente. Para a virologista, reinfecções já eram esperadas.

"Eu não fico assustada por alguém aparecer com uma reinfecção", disse a médica. "O que precisamos observar é com que frequência isso acontece".

Já o paciente belga teve sintomas leves, segundo o virologista Marc Van Ranst. Mas, segundo ele, isso não é necessariamente uma boa notícia. Para Ranst, o caso mostra que os anticorpos desenvolvidos pelo paciente durante a primeira contaminação não foram suficientes para prevenir uma nova infecção por uma variante ligeiramente diferente do vírus. 

Na avaliação dele, ainda não está claro se esses casos são raros ou se há muitas outra pessoas que podem ter reinfecções após seis ou sete meses.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!