Kamala Harris será vice de Joe Biden na eleição americana
Ela é senadora pela Califórnia e chegou a ser pré-candidata do Partido Democrata, liderando algumas pesquisas
Por iG Último Segundo |
Depois de especulações, a senadora Kamala Harris foi anunciada como vice na chapa de Joe Biden para a eleição presidencial americana, que será realizada no dia 3 de novembro deste ano. A confirmação da candidatura foi feita no final da tarde desta terça-feira (11).
Harris é senadora pela Califórnia desde 2017 e chegou a ser pré-candidata à presidência, chegando a liderar pesquisas internas do Partido Democrata. Caso sua chapa vença a de Donald Trump , ela será a primeira mulher eleita vice-presidente dos Estados Unidos .
A senadora é filha de imigrantes: o pai é jamaicano e a mãe é indiana. Formada em direito, Harris é ex-procuradora de San Francisco e ganhou notoriedade nacional ao questionar os indicados por Trump para a Suprema Corte e para o cargo de Secretário de Justiça.
Através de seu Twitter, Biden disse que Harris é uma das "melhores servidoras públicas" dos Estados Unidos. "Eu tenho a grande honra de anunciar que escolhi Kamala Harris — uma lutadora destemida pelos pequenos e uma das melhores servidores públicas do país — como minha parceira de chapa", afirmou o candidato.
I have the great honor to announce that I’ve picked @KamalaHarris — a fearless fighter for the little guy, and one of the country’s finest public servants — as my running mate.
— Joe Biden (@JoeBiden) August 11, 2020
Durante seu mandato como senadora, Harris defendeu a realização de reformas no sistema policial americano, visando extinguir o racismo nas forças de segurança. Entretanto, suas ações em casos envolvendo violência policial no período em que foi procuradora são constantemente levantadas pelo movimento negro.