Em mais um fim de semana de praias cheias, shoppings lotados e aglomerações, os hospitais dos Estados Unidos trabalham no limite de suas capacidades em alguns municípios . É o caso de Massachusetts, onde a chefe de doenças infecciosas, Dra. Rochelle Walensky, afirmou à CNN que “estão em queda livre”.
Leia também:
- OMS nega que pandemia esteja sob controle: "o pior está por vir"
- OMS demorou para indicar uso obrigatório de máscaras
- Saiba em quais lugares o contágio pelo novo coronavírus pode ser maior
Apenas no sábado (4), os Estados Unidos registraram 50 mil casos de Covid-19 em 24 horas. A Dra. Walensky alerta que pessoas assintomáticas também podem transmitir o vírus.
“Mesmo se uma pessoa não tiver complicações, ela ainda poderá contaminar outras duas ou três pessoas que podem desenvolver quadros complicados”, alerta a especialista. Quase 3 milhões de americanos testaram positivo para a Covid-19, incluindo um crescente número de jovens. Até o momento, 129 mil americanos morreram, e alguns sobreviventes terão sequelas pelo resto da vida.
“Precisamos lembrar que há 300 milhões de pessoas neste país que ainda não foram infectadas e estão vulneráveis”, alerta Walensky. “Até mudarmos o nosso comportamento, o vírus continuará circulando nos EUA”.