Alguns estados estão avançando com reabertura econômica no Brasil, como São Paulo (foto)
Mister Shadow / ASI / Agência O Globo
Alguns estados estão avançando com reabertura econômica no Brasil, como São Paulo (foto)


Em comunicado divulgado hoje (30), a diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Carissa Etienne, afirmou que países que estão flexibilizando a quarentenareabrindo comércios precisam ter “coragem de recuar se as infecções aumentarem”.


O pronunciamento é voltado a líderes de todo mundo, mas em especial aos que estão aderindo a medidas de reabertura. Ela afirma que é preciso adotar “vigilância robusta, expansão da capacidade de testes e rastreamento de contatos”.

Você viu?

Etienne afirma também que é preciso que as medidas adotadas devem ser condizentes com a situação epidemiológica do país. Ela voltou a lembrar que as Américas estão quebrando recordes de casos de Covid-19 mais do que qualquer outro continente atualmente.

Mesmo assim, a diretor chama atenção para países e territórios localizados no Caribe, que estão conseguindo conter a transmissão da doença transmitida pelo novo coronavírus .

Etienne reforça que os países não devem parar de adotar as medidas que comprovadamente funcionam por “fadiga ou pressão política”.

"A complacência é nosso inimigo na luta contra a Covid-19. A reabertura não é apenas a suspensão de restrições de viagens e ordens de permanecer em casa. Requer a implementação de um conjunto de medidas de saúde pública para rastrear novos casos e capacidade suficiente para detectar e controlar novos surtos”, disse a diretora do órgão.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!