Imaculada Bartolomé Esteban Murillo
Reprodução/Twitter
A obra era uma cópia da Imaculada pintada pelo espanhol Bartolomé Esteban Murillo

Mais uma restauração de arte desastrosa viralizou na internet nos últimos dias. Um colecionador de obras no município de Valência, na Espanha, contratou, segundo o site local eldiario.es divulgou nesta segunda-feira (22), um restaurador de móveis por 1.200 euros para limpar uma cópia da famosa pintura Imaculada do pintor barroco espanhol Bartolomé Esteban Murillo. O resultado foi trágico.

Leia também:

O restaurador de móveis, que estava acostumado a cuidar de objetos e espelhos, deixou o rosto da jovem retratada desconfigurado. Após o susto ao ver a restauração , o colecionador tentou ele mesmo resolver o desastre artístico - o que também não foi bem-sucedido.

 Agora, o colecionador afirma que contratou um profissional para tentar salvar a cópia da Imaculada .

Veja as etapas da restauração:



O caso viralizou na internet e chegou até a ser comparado com o uso do aplicativo FaceApp , que muda o gênero da pessoa - transformando figuras femininas em masculinas e masculinas em femininas:


Ele também foi comparado a outro caso de restauração catastrófica na Espanha. Em 2012, na cidade de Borja, uma idosa de 80 anos chamada Cecilia Giménez tentou restaurar a obra Ecce Homo , de Elías García Martínez, que reproduz a imagem de Jesus Cristo.

Ela ficou chateada que a obra estava descascando e tentou arrumá-la por conta própria. Apesar da boa intenção, a restauração também ficou longe do ideal:

restauração desastrosa ecce homo
Wikimedia Commons
Outra restauração desastrosa da obra Ecce Homo


    Veja Também

      Mostrar mais