Xi Jinping falou por videoconferência na abertura da Assembléia Mundial da Saúde
Reprodução/News.cn
Xi Jinping falou por videoconferência na abertura da Assembléia Mundial da Saúde


O presidente da China, Xi Jinping, disse que seu país apoiaria uma "revisão abrangente" da pandemia de Covid-19 após o surto ser controlado. Xi, falando por videoconferência na abertura da Assembléia Mundial da Saúde, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), enfatizou que a investigação deve ser conduzida de "maneira objetiva e imparcial". 

Segundo reportagem do The Guardian, Pequim doaria US$ 2 bilhões  à Organização das Nações Unidas (ONU) para ajudar na resposta global ao surto. "Desde o início, agimos com abertura, transparência e responsabilidade", afirmou.

Esperava-se que as tensões diplomáticas dominassem o encontro mundial, que começou nesta seguda-feira (18) e deve durar dois dias. Mais de 120 países apoiaram um projeto de resolução co-patrocinado pela União Europeia e pela Austrália, pedindo uma investigação sobre as origens da Covid-19. A resolução não nomeia especificamente a China, mas países como os EUA acusaram Pequim de suprimir informações sobre o vírus.

Você viu?

Leia mais: China diz que caso desenvolva vacina será  um bem público mundial

Pequim criticou essas ligações como uma tentativa de culpar ou politizar um problema de saúde global. Os comentários de Xi ecoam as declarações anteriores de Pequim de que o foco da comunidade internacional deve estar na cooperação e na interrupção do vírus. Em entrevista à imprensa na segunda-feira, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, descreveu uma investigação sobre as origens do vírus como "prematura".

A China reagiu furiosamente ao pedido anterior da Austrália de uma investigação independente. O governo australiano reivindicou a resolução como uma vitória, apesar das sugestões de que ela havia sido "diluída".

Em comunicado, o ministro da Saúde da Austrália, Greg Hunt, disse estar satisfeito com o apoio a uma "avaliação imparcial, independente e abrangente da resposta global".

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários